Páginas

sábado, 10 de agosto de 2013

Qual a origem da ansiedade?

Assisti um vídeo excelente ontem que compartilho no final do post.

Ao final desse vídeo me veio uma pergunta que já me fiz muitas vezes? Qual a origem da ansiedade? Se a resposta fosse tão fácil estaríamos todos "curados". Mas não é.

Pelo que li por aí e pelo o que o próprio psicólogo me disse (escrevi para ele), as origens da ansiedade são variadas. Tem gente que desenvolve ansiedade pelo convívio com outras pessoas ansiosas, gente que traz isso do ventre (ainda não achei a referência médica disso), traumas passados, etc.

A indicação lógica dele (e eu concordo) que a maneira de descobrir isso é com terapia. Eu já fiz bastante tempo (5 anos) e parei por questões financeiras. Mas nunca chegamos a uma resposta. Segundo a minha ex-psicóloga não necessariamente a minha ansiedade foi causada por uma coisa só, o que também faz muito sentido.

Com os acontecimentos dos últimos dias tenho sentido mais vontade de descobrir as raízes dos meus problemas. Sei que podem ter coisas que podem estar escondidas na minha mente que talvez eu não queira mexer. Mas acho que a solução para a minha ansiedade passa necessariamente por eu percorrer todos os caminhos da minha mente, escondidos ou não.

Esse processo, eu já passei um pouco por isso, é bem doloroso. Da mesma forma que se vence uma fobia, como medo de voar (também tenho). Mas, como disse o Dr. Olegário, o medo deve ser enfrentado.

Assistam o vídeo dele e os outros que têm no canal dele.

E recomendo a leitura desse texto: http://www.fernandomagalhaes.pt/ansiedadegeral.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário