Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Hipocondríaco?

Embora esse termo não seja mais usado na comunidade médica, acho que hipocondria resume bem meu estado quando numa fase aguda de ansiedade. E esse estado é responsável por minhas várias idas a médicos, de diferentes especialidades e as constantes buscas ao Google após qualquer sensação corporal que eu julgue ser "diferente".

Uma vez, há cerca de 10 anos, um amigo me disse: "Você é hipocondríaco". Não lembro exatamente o contexto, mas penso que ele se referia a minha relação com médicos e remédios. Lembro também que foi numa fase que eu achava que estava com problemas de pressão e vivia indo a médicos. Além disso, nessa época, eu tinha engordado bem, comia muito, vivia estressado e não fazia exercícios. Logo, a possível suspeita de pressão alta (comum na minha família) era absolutamente plausível. O que não imaginava é que isso também poderia ser reflexo e/ou causa de problemas emocionais.

Como lido com dados, a curiosidade científica me força a fazer umas análise de dados recentes. Desde a minha última mudança de cidade, há cerca de dois meses e meio, segue a contagem de profissionais que já visitei:

- Clínico geral: 3 vezes
- Otorrino: 2 vezes

Acho que só não fui a mais porque não tenho mais plano de saúde e a marcação no atendimento pública não é uma coisa tão fácil.

Ainda nessa análise "estatística", seguem remédios que já tomei (a contagem exata eu não sei):

- Losartana: tomo diariamente há cerca de 10 anos
- Ibuprofeno: uma vez
- Alprazolam: acho que umas 12 vezes (0,5) desde novembro/2018
- Novalgina: 1 vez
- Vitamina C: 5 vezes nos últimos cinco dias

Alguns sintomas que observei no meu corpo:

- Tremedeira no dedo esquerdo da mão: fim de novembro/início de dezembro
- Dor de cabeça
- Dor em volta do nariz
- Dor no centro da testa, entre os olhos
- Dor e tensão na nuca
- Dor naquele osso do início da coluna
- Cabeça pesada
- Peito apertado
- Dor de garganta
- Cansaço às vezes
- Dor de dente
- Nariz entupido
- Sensação de tontura ao andar: desde novembro, mas muito frequente nos últimos 7 dias

Alguns sintomas emocionais:

- Sensibilidade (vontade de chorar e choro algumas vezes)
- Saudade maior do que o normal da família
- Sensação de fracasso em todas as áreas
- Sensação de morte
- Pensamentos ruins (prefiro não descrevê-los)
- Tristeza e falta de perspectiva

Sim, tenho passado semanas me sentindo muito mal. No entanto, olhando meu histórico, vejo claramente que estou num ápice de estado ansioso além, é claro, de sintomas de sinusite. A sinusite eu consigo entender, visto que fiz duas mudanças de casa, mexi com muita poeira, estava em lugar com pouca circulação de ar e vim para um lugar notadamente poluído.

Já em relação ao meu estado ansioso, não sei explicar o(s) motivo(s). Eu fiz a mudança que eu queria, vindo para um lugar mais perto da minha família e trabalhando em um aspecto que considero muito na minha carreira. Estou mais perto de amigos também, coisa que não tinha na cidade anterior. Então, eu estou na cidade que eu escolhi estar e isso que me deixa intrigado. Das outras vezes que eu estava muito ansioso, eu estava em situações que me incomodavam muito e eu não conseguia mudar. Mas, assumindo as minhas responsabilidades, também eram frutos de escolhas minhas.

Dessa vez, no entanto, eu escolhi estar aqui e trabalhei para isso. Então, não entendo porque estou sentindo tudo isso. Mas, buscando achar explicações e essa é a razão desse blog, aponto algumas coisas que me incomodam:

- Moro num lugar muito pequeno (o espaço que posso chamar de exclusivo), muito mesmo
- A casa onde estou é uma espécie de república, mora muita gente e a noite geralmente é meio bagunçado por aqui
- Estou com recursos financeiros bem limitados
- Me sinto culpado por não dividir melhor com meu irmão a carga dos custos com saúde da minha mãe
- Me sinto feio, pois nesses apps de relacionamento quase nunca dá "match"

Em relação a minha vida de antes, apenas o último item não é novidade. Então, muita coisa mudou mesmo nos últimos tempos.

Não sei o quanto disso tem contribuído para meu estado ansioso e não posso afirmar que é só isso. Com esses anos todos passando por isso, entendo que a ansiedade é um processo que vai sendo construído durante muito tempo e não "só" uma mudança radical no estilo de vida. Para corroborar isso, eu já estava mal logo assim que cheguei. Então não posso colocar 100% na conta da nova vida o estado em que estou.

A médica que me atendeu essa semana, depois de fazer os testes em relação a tontura e descartar problemas do sistema nervoso central (o que seria bem grave), sugeriu que possa ter relação com o meu estado ansioso e pediu-me que faça um diário buscando entender o que acontece comigo quando sinto esse desequilíbrio ao me movimentar. Além disso, ela sugeriu:

- Intensificar meus exercícios de meditação e relaxamento
- Fazer exercício físico
- Buscar não encucar com essa questão do equilíbrio. Palavras dela: "fique tranquilo"

Ainda tenho um exame para fazer, em relação a vitaminas, que poderia ser uma explicação física para boa parte dos sintomas que tenho. Depois desse exame, talvez eu consiga ter maior clareza sobre o que acontece comigo.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário