Seguindo as dicas das queridas Michele do http://diaadiadadepressao.blogspot.com.br/ e a Mi do http://descobrindomi.blogspot.com.br/ , resolvi tentar olhar pra mim durante essa mini crise e tentar identificar de fato o que está acontecendo. Apesar de ser uma crise menor, as mesmas coisas acontecem quando estou com uma crise maior:
- Respiração mais difícil
- Necessidade de falar com alguém
- Aumento da atenção no peito (como se prestasse atenção ao que acontece dentro do peito)
- Medo de piorar e/ou de não passar
- Contração dos dedos do pé direito (as vezes o esquerdo tb)
- Não conseguir focar minha atenção em mais nada
- Beber muita água
Que coisa louca né? A ansiedade é uma antecipação de algo que pode ou não acontecer. E começo a ficar ansioso com relação a possibilidade de uma crise de ansiedade. Faz sentido? Pra mim tb não...
Olá desabafo!
ResponderExcluirFaz muito sentido! rsrsrsrs
Como você disse, a ansiedade é uma antecipação de algo que pode ou não acontecer. No seu caso, me parece que pensar em ter uma crise de ansiedade desencadeia a crise propriamente dita. Já pensou em tentar mudar o foco?
Por exemplo: Uma das coisas que desencadeiam crises de ansiedade em mim são brigas e discussões. principalmente quando são os meus pais. Eu não sei exatamente porque isso me deixa ansiosa, mas a questão é que me deixa e a angustia é terrível. Me dá aquela dor no peito sabe? Também fico com a respiração dificil. Bom, sabendo ou não o porque isso me deixa ansiosa, uma das coisas que tenho feito para mudar o foco e impedir ou amenizar essas crises de ansiedade é pensar que a briga não é comigo. São eles, o problema é deles e eu não preciso me afetar com algo que esta fora do meu controle. Repito isso pra mim mesma diversas vezes. Saio de perto deles e vou me ocupar com alguma coisa que gosto de fazer e sempre repetindo pra mim mesma que a briga não é comigo, que eles são adultos e a questão cabe a eles e somente a eles.
Bom, isso tem me ajudado muito e é um exemplo que talvez possa ajudar você a tirar algo de proveitoso. Espero que sim.
Beijo grande e saúde sempre!