Páginas

domingo, 5 de novembro de 2023

Nada é definitivo na minha vida

Tanto tempo sem escrever aqui, mas ando relativamente bem. Tem faltado inspiração e às vezes tempo mesmo.

Estava relendo a minha última postagem aqui, onde contava que tinha voltado para uma cidade e estava com um emprego novo com ótima remuneração. Cá estou eu novamente para contar que mudei de cidade e estou com um emprego novo. Sim, é isso mesmo.

Fui convocado em um concurso que fiz nesse ano e resolvi aceitar vir, mesmo sabendo que meu salário será menor do que estava ganhando antes e estou muito mais longe da minha família. Mas o fator estabilidade me fez tomar essa decisão. Tenho mais de 40 anos e sei que qualquer empresa privada, por melhor que seja, não terá o menor problema de cortar pessoas se isso lhe trouxer vantagens. 

A cidade em que estou não é nova pra mim. Morei aqui há cinco anos atrás e só fui embora porque precisava me dedicar a minha vida acadêmica e queria ficar mais perto da família. Sempre gostei daqui, mas não imaginava que fosse voltar um dia.

Lembro que, quando fui embora daqui, me bateu uma certa tristeza por estar mudando de novo. Tanta coisa aconteceu nesses cinco anos. Alcancei o que queria na carreira acadêmica, paguei muitas dívidas, tive ótimos momentos e acho até que estou hoje bem mais tranquilo do que estava há cinco anos atrás.

Quando vi o edital desse concurso, tinha vagas em duas cidades: a que eu estava antes e a maioria na cidade em que estou agora. Me inscrevi quando ainda estava sem emprego. Aí veio o emprego e deixei de lado esse concurso. Aí, um dia antes da prova, resolvi fazer e deixar para decidir depois caso fosse aprovado.

O que não contava é que a prova estava relativamente tranquila para mim. Longe de mim me gabar, mas o fato é que a prova privilegiou dois grupos: aquelas pessoas que estudaram muito e aquelas com muita experiência na área. Como sou do segundo grupo, fiz a prova sem problemas e estava na primeira lista de chamada. 

Quando veio a carta de convocação, estava lá o nome da cidade que eu achei que não fosse voltar. Então voltei e venho relembrando como era boa a vida aqui. Não digo que é perfeita, porque falta a minha família. E justamente por isso, não sei se essa vai ser a última cidade que morarei.

Com a experiência de quem já morou em seis cidades diferentes e com mais de 10 mudanças entre elas nessas mais de quatro décadas de vida, tenho certeza que nada na minha vida é definitivo. Hoje estou aqui, mas onde estarei daqui a cinco anos? 

3 comentários:

  1. Que bom que passou num concurso. Cara, a incerteza de emrpesa privada é uma merda!

    Skull.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de te encontrar por aqui. Me fez refletir muito. Gratidão.

    ResponderExcluir