Estava vendo um vídeo no YouTube sobre a crise da meia idade e coloquei um comentário que reflete bem o que ando sentindo. Perguntava "Pra que?" e comentava que não via mais sentido em nada porque tinha o sentimento que estava tudo acabado.
Passei dos 40 e pode parecer um absurdo falar isso, já que muita gente que fala do assunto diz que essa fase da vida é quando podemos realizar as coisas que não poderíamos antes. Além do mais, vejo vários exemplos próximos de pessoas mais velhas do que eu, com vários planos e iniciativas, com uma energia que eu queria ter.
Mas o fato é que estou sem essa energia que eu tinha há 20 anos atrás. Ando desmotivado a maior parte das vezes e me questionando qual o sentido de tudo o que tenho feito hoje. Sim, estou envolvido em várias coisas ao mesmo tempo, com iniciativas que parecem coisas boas tanto para mim quanto para outras pessoas. No entanto, existem momentos que olho e penso: "Pra que?".
Além disso, tem vindo com alguma frequência o sentimento de que fracassei em tudo que planejei para mim quanto tinha meus vinte anos. Não tenho a tranquilidade financeira que achei que teria, moro de aluguel, não tenho uma família (me refiro a esposa e filhos) e por aí vai. Esses fatos têm batido a minha porta toda semana e o sentimento fica pior quando me sinto sem perspectiva de mudança, aquele sentimento de que daqui a 20 anos continuarei com problemas financeiros, sozinho e morando de aluguel.
Sei que o poder para mudar tudo isso está todo na minha mão. Isso para mim é absolutamente claro. Mas me sinto sem forças e me questionando: "Pra que?".
Rapaz, que sentimento frustrante, hein?
ResponderExcluirNão alcançar minimamente as metas que se tinha há tanto tempo atrás faz a gente se sentir um lixão mesmo. Não tem como não parar de se perguntar "pra quê?". O tempo vai passando, a gente não chega onde queria e a idade vai impedindo que consigamos fazer tudo a tempo sim e nenhum discurso motivador pode dizer que não. O que a gente pode fazer é simplesmente colocar as coisas no papel de um jeito realista, ver o que podemos fazer e contar com força de vontade, sorte e uma porrada de outros fatores.
Você tem razão. Aproveitando o que escreveu sobre "jeito realista", me inspirei em escrever mais. Obrigado por sempre interagir aqui
Excluir