Eu nunca gostei de final de ano. Não sei mas acho que pareço o Grinch no quesito festas de fim de ano. Acabo ficando mais deprimido nessa época e fico torcendo para passar logo a virada e começar o novo ano.
Essa sensação de solidão que aumenta nessa época é uma coisa que eu ainda não consegui entender. Acho que passei o natal só apenas uma vez mas para mim o período entre natal e ano novo, sempre é a época que me sinto mais só, mesmo estando com gente. Uma questão para lidar no futuro...
Agora que estou em uma grande empresa, aparecem coisas que são novas para mim: aquelas infindáveis oportunidades de interação social, seja para aniversário de alguém ou as festas de fim de ano, de gerência, diretoria, empresa A, empresa B e por aí vai. Fico sem vontade para ir a essas coisas, até porque nem roupa eu tenho. Na vida simples que estou buscando levar não sobrou espaço para comprar roupas "de sair". Então fico pensando se apareço nesses eventos como a mesma roupa que o pessoal já me vê todo dia.. (por mais que a gente diga que não liga para certas convenções sociais, acho que no fundo todo mundo talvez se importe um pouco - até eu)
A coisa nova nesse fim de ano é que realmente tem muitos eventos para ir. Mas acho que meu problema não é a quantidade de pessoas em volta. Por dentro sempre me sinto só. Diariamente vejo dezenas de pessoas no trabalho (trabalho em uma grande empresa) mas por mais que eu interaja, bata papo, brinque, sempre me sinto só.
Não sei se é uma coisa que talvez leve um tempo para mudar mas, de certa forma, é bom ter essas "obrigações" de interação social no trabalho. Acho que se eu não fosse "forçado" a isso, provavelmente estaria no meu canto, como acho que sempre estive na vida...
Tenho feito colegas de trabalho, pessoas com quem possa tomar um chopp de vez em quando, e até conhecido mulheres, obviamente no ambiente de trabalho, mas não deixa de ser uma oportunidade de interagir com mulher sem morrer de medo de ser rejeitado.
O ponto é que é muito difícil se forçar a ser uma coisa que não sou. Já me disseram que sou carismático, mas interagir com pessoas acaba sendo um esforço tão grande para mim que vejo que a única forma de manter isso é me forçando mesmo, como estando em ambientes como o que estou, onde é impossível ficar isolado e sem falar com ninguém.
No entanto, hoje tive a certeza do que já sabia: minha estada nessa empresa tem data para acabar. De certa forma, eu sabia que esse momento ia chegar mas hoje, ao confirmar isso, me senti mal pensando que teria que ir para outro lugar onde terei que desenvolver tudo de novo, em termos de interações sociais, tema tão difícil para mim.
Ainda tem uns meses para essa mudança acontecer mas, como bom ansioso, já estou sofrendo por conta.
Pra completar a fase, ainda estou com tanta coisa para ocupar minha cabeça nessas últimas semanas: tarefas acadêmicas, trabalhos antigos, problemas de família, acertos de dívidas...
Talvez, como a minha médica me disse, eu precise mesmo me organizar. Porque do que jeito que anda, não sobra espaço para mim e aí só vou piorando, com pensamentos ruins me assombrando cada vez mais...
Nossa Desabafo, me identifiquei muito com esse sentimento de solidão. Sou exatamente assim!!! Estava trabalhando em uma empresa até uns 4 meses atrás. Lá sempre tinha happy e tinha muitas mulheres então a gente acaba interagindo. Mas é incrível, como mesmo cercada de pessoas, mesmo em um barzinho tomando um chop ou em uma festa de aniversário, eu me sinto só.
ResponderExcluirAdoro seus relatos. São muito expressivos!
Beijo grande!