Faz dois meses que voltei a fazer terapia. Apesar daquele início demorado, em que a profissional precisa te conhecer, tem sido bom. Não porque eu tenha tido alguma melhora nesse tempo, muito pelo contrário. Mas porque eu tiro um dia na semana para analisar minhas várias questões junto com uma psicóloga. Estava conseguindo fazer isso sozinho até o ano passado, mas esse ano está muito difícil.
Hoje ela disse-me que gostaria que eu fosse a um psiquiatra. Ela já tinha comentado antes que talvez me encaminhasse para a psiquiatria, mas hoje falou isso como uma coisa que eu precisaria pensar. Confesso que não gostei, preferia que ficássemos "apenas" nas sessões de terapia.
Acho que muito dessa minha resistência vem da minha análise econômica de um tratamento psiquiátrico. Não tenho muito dinheiro para consultas e os preços de consultas com psiquiatras são sempre muito altos e não vejo custo-benefício nisso. Talvez porque minhas experiências com psiquiatras foram bem insatisfatórias. Digo isso porque nos dois ou três que fui o procedimento era sempre o mesmo: aqueles minutos para falar o que estava sentindo e aí um receituário. Ou seja, exatamente o que um clínico geral faz com um custo bem mais acessível.
Além da questão econômica em si, começa aquele processo de início de medicação, que é uma droga. Toda vez que iniciei qualquer remédio para a ansiedade ou depressão, vem aqueles sintomas chatos. E nem falo pela libido não, sinceramente nem to ligando para isso. Me refiro a crises de ansiedade, diarreia, etc.
Sei que são sintomas temporários, mas é mais um porém no tratamento. Outro ponto sobre a minha resistência é justamente sobre o tratamento. Simplesmente não tenho fé nesses tratamentos medicamentosos. Sei que os remédios têm eficácia comprovada nos vários estudos, mas nem sempre funciona para todos. Caso aquela medicação não funcione comigo, aí tenho que gastar mais uma grana, voltar ao psiquiatra para falar por uns minutos enquanto ele faz receita de outro tipo de medicamento para testar comigo.
Aí ficamos nesse ciclo até achar alguma coisa que funcione comigo. Se eu tivesse os mesmos rendimentos que tinha no passado, talvez suportasse esse processo como tentativa. Mas sinceramente não tenho fé e mal tenho dinheiro para minhas contas normais, quanto mais para fazer testes com algo que no passado não funcionou.
Pode parecer injusto com tantos psiquiatras bons que devem ter por aí, mas nunca tive acesso a um desses. Quando leio relatos de outras pessoas, fico mais desanimado e sem fé ainda na psiquiatria para gente pobre que nem eu.
Então, se é para pagar apenas para pegar uma receita de remédio, eu prefiro um clínico geral.
Enfim, não sei ainda o que fazer. A psicóloga gostaria da opinião de um psiquiatra, mas se for um gerador de receita automático eu prefiro um clínico geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário